domingo, 8 de maio de 2011

Mudanças no Ensino Médio

O texto aprovado no dia 04/05/2011 pelo CNE altera as diretrizes brasileiras para o ensino médio, em vigor desde 1998. A proposta foi estudada por oito meses pelo conselho.

A grade curricular terá novas disciplinas e escolas ganham autonomia para priorizar áreas de interesse. As disciplinas de ciência, tecnologia, cultura e trabalho vão fazer parte do novo currículo do ensino médio. As mudanças foram aprovadas, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e dão mais autonomia às escolas públicas e privadas na elaboração da grade curricular. O ministro da Educação, Fernando Haddad, precisa homologar a proposta para que as mudanças entrem em vigor. A proposta do CNE é tornar a grade curricular mais atrativa aos jovens e combater a desistência dos alunos do ensino médio.

Cada escola vai poder escolher entre quatro áreas de atuação para focar o seu currículo. De acordo com as novas regras, poderá aumentar ou diminuir o número de horas-aula das disciplinas fundamentais, como português ou matemática. Uma escola de uma região industrial, por exemplo, pode focar seu currículo na área de tecnologia e reduzir a carga horária de disciplinas de física e química.

No ensino médio, a atual carga mínima de estudo é de 2,4 mil horas, divididas em dois conjuntos de disciplinas: a base comum, com as matérias mais tradicionais, como português e matemática, e a base diversificada, que traz os conteúdos eletivos, escolhidos diretamente pela escola. O aluno precisa ter sua carga horária dividida em 75% das matérias tradicionais e outros 25% da base diversificada. O CNE também aprovou que a escola pode trabalhar até 20% de conteúdo à distância. Além disso, os estabelecimentos terão autonomia para aumentar o período letivo no turno da noite, dando mais tempo aos alunos para concluir os estudos.

Na avaliação do secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Marco Tebaldi, as mudanças são positivas e o aluno será o grande beneficiado. Ele explica que a alteração aprovada ontem pelo CNE é conceitual e as escolas não vão precisar incluir novas disciplinas na grade curricular. – É importante priorizar no ensino médio a relação com o trabalho para iniciá-lo no mercado de trabalho. Há muitas escolas catarinenses que já têm essa percepção, sendo que há casos em que alunos têm até uniforme diferenciado – diz o secretário. Pesquisa no Diário Catarinense, matéria de Dayane Nunes.

Brasília - Nossas Excelências

Nossas excelências respondem por processos no STF. Um de cada 10 deputados está com processos “pendurados” na Suprema Corte.Há delinquencias de toda espécie: crimes eleitorais (19), peculato (17) e lavagem de dinheiro (08). 23 processos tem mais de 5 anos e ainda não foram julgados. Tudo cria uma teia de interesses e constrangimentos, pois se não são julgados, não são considerados culpados, nem tão poucos inocentes. O portal congresso em foco, mostra quem são os pendurados.