quarta-feira, 23 de março de 2011

Capacitação (técnica) a chave para o sucesso!!!

Existe uma dicotomia no mercado brasileiro. Sobram vagas e desempregados. Por quê? A história não é nova. As vagas surgem para profissionais qualificados, além de um bom (porque não dizer ótimo) relacionamento interpessoal. O gargalo criado pela expansão econômica brasileira resolve-se com o aperfeiçoamento, treinamento, capacitação das pessoas que estão trabalhando ou fora do mercado de trabalho. Vejam o exemplo da Mercedes Bens do Brasil de São Bernardo do Campo que aumentou em 33% os níveis de investimentos em cursos e treinamentos de mão de obra nos últimos 3 anos, pois necessita capacitar os seus funcionários para áreas de pouco interesse “faltam desde soldadores, funileiros, pintores (de acabamento de veículos) até operadores de comando numérico", diz Marcos Alves, diretor de RH da empresa. A empresa precisou investir porque não tinham profissionais qualificados no mercado. Vários especialistas dizem que para dar continuidade ao crescimento, o país precisará (precisa) de pessoas com formação em áreas como engenharia, ciências exatas, estatística, matemática e informática.

Abandono escolar

Pode-se utilizar Franca, no Estado de São Paulo, como exemplo. O número de crianças que abandonaram seus estudos é de 60% em 2010. Isso mesmo, 60 por cento. Como causa apontada, estão as drogas em primeiro lugar e o trabalho feito pelos jovens que precisam ajudar na renda familiar, ou seja, os jovens das famílias de baixa renda (Fonte: Folha de São Paulo – 20/03/2011). Nós vamos além e apontamos como alguns itens a falta de crença que os estudos melhorarão suas vidas, as novas tecnologias que facilitam a vida dos jovens e criam comodidades, a falta de perspectivas de levar uma vida honesta, a falta de novos conteúdos ligados a vida cotidiana e a visão (míope ou não) de que o que estão aprendendo dificilmente será usado no futuro.

A polêmica repetência

O MEC recomendou que as escolas não retenham os alunos dos três primeiros anos do Ensino fundamental. O fato gerou uma polêmica e eis que surgem os defensores que apontam os seus motivos, ou seja, o aluno não estaria com o pavor de reprovar de ano, a repetência poderá causar conseqüências terríveis para a criança. Só para citar um exemplo, no Distrito Federal, por exemplo, a rede pública criou o Bloco Inicial de Alfabetização, chamado de BIA, em 2005 que determina que alunos dos dois anos iniciais do ensino fundamental não podem repetir o ano. Mesmo assim, de acordo com dados do censo escolar de 2009, o DF ainda tem uma taxa de 8,4% de reprovação nos quatro primeiros anos, sendo que no terceiro esse número sobe para 17,5%, incluindo alunos com mais de 25% de faltas (Fonte: Correio Braziliense 21/03/11). Acreditamos que o número é expressivo e exige um estudo sobre o assunto. Do outro lado da moeda, estão os defensores de critérios para a reprovação dos alunos. Defendem a ideia pois passar o aluno direto, seria “enganá-lo” pois o mundo o cobrará mais tarde, além de influenciar o aluno a levar os estudos na brincadeira sob a alegação do “já passei”. Para alguns especialistas em educação, a reprovação e conseqüentemente as broncas dos pais, a falta de acompanhamento com os colegas da mesma idade e classe, geram estímulos aos estudos pelos alunos. Nós do Cejabrasil não ficamos em cima do muro e optamos pela não aprovação automática e sim em outras medidas, como a qualificação dos educadores, metodologias inovadoras, revisão de conteúdos e disciplinas e aplicação de tecnologias na educação.

Cejabrasil - Novos Caminhos

A experiência de 10 anos em educação através de cursos, treinamentos, modelos pedagógicos, inovações e criações, foram essenciais para a criação do Centro Educacional Cejabrasil em outubro de 2004. O desafio era enorme. Os obstáculos idem. Porém com muita garra, força de vontade, honestidade e acima de tudo trabalho, conseguimos criar uma instituição que hoje, com 6 anos, já realizou inúmeros trabalhos de sucesso. Agora, a inovação, os novos meios de comunicação que se apresentam criam maneiras e métodos de comunicação e interação cada vez mais eficazes e eficientes. A partir de hoje, criamos um novo meio de relacionamento com nossos colaboradores, alunos, clientes e demais interessados em repartir conosco informações, notícias, novidades, opiniões e demais comentários úteis a nossa comunidade virtual. Sejam bem vindos!!!!